© 2017 por Baobá Construções Sustentáveis. Criado orgulhosamente com Wix.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
Please reload

Posts Recentes

Saneamento ecológico protege os rios

March 5, 2018

O saneamento básico é uma atividade necessária para a saúde e bem estar humano e social. Envolve o abastecimento de água potável, coleta e  tratamento do esgoto, manejo dos resíduos sólidos. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), dez anos após a Lei do Saneamento Básico entrar em vigor no Brasil, apenas 50,3% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto, o que significa que mais de 100 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa,  seja jogando o esgoto diretamente em rios.

 

Mas além de sistemas convencionais de tratamento mantidos por companhias de saneamento, há recursos alternativos que já vem dando muito certo no Brasil. Segundo o engenheiro sanitarista e pesquisador em saneamento ecológico, Tiago Guedes, investir em sistemas alternativos de tratamento de efluentes são fundamentais na construção de uma residência ou indústria. “Sistemas baseados no saneamento ecológico já são uma realidade no país, seja para tratamento de esgoto ou aproveitamento de água de chuva em residências unifamiliares, pousadas, restaurantes, até em condomínios residenciais”, ressalta.  

 

É o caso do Santuário Agroecológico Bellatrix, que implantou na última semana um sistema coeficiente utilizando a tecnologia do Tanque de evapotranspiração (TEVAP) de 40 metros cúbicos, para um vestiário estimado para 50 pessoas. O espaço que irá promover retiros de meditação, também instalou sistemas de biodigestor nas casas  já construídas na propriedade. De acordo com o consultor da Baobá Construções, Raphael Autran, o diferencial de ambos os sistemas de tratamento ecológico, tanto o industrial como o manufaturado é que são sistemas vivos com resíduo zero, ou seja, parte da água que sai do sistema após o tratamento fica tão boa ou até mesmo melhor de quando ela entrou. “No caso do TEVAP a água que entra sai até melhor, pois passa por um sistema de filtragem e com certeza é melhor do que água servida, aquela água que já foi utilizada", explica.

 

 

 

 

TEVAP

 

 

 

O TEVAP é uma replica de um sistema vivo, ou seja, imita o que acontece na natureza. Segundo Autran o TEVAP foi a melhor opção na construção do vestiário do espaço Bellatrix para garantir o tratamento dos efluentes e proteger o rio e as nascentes existentes no local. O TEVAP foi  construído com  uma manta PEAD de 800 micras, utilizada em aterro sanitário, com uma a câmara anaeróbica com os pneus e o filtro físico com as rochas e minerais.“Existe uma filtragem física que é feita pelas rochas, pela pedra, brita e areia, pelos minerais e logo na parte de cima tem uma filtragem biológica feito pelas plantas sendo o resíduo desse sistema saí em forma de evaporação, transpiração das plantas e também biomassa. Ou seja, se o sistema é bem instalado é garantida a qualidade de água evitando o aparecimento de patógenos ou coliformes fecais na saída da água.”, explica.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square